Wednesday, January 24, 2007

Passarinho: uma relação de amor e ódio

Este post é (quase) rapidinho, são duas e meia da manhã e preciso ir dormir urgente!!!!!! Mas preciso de ajuda e queria dividir esta história com alguém (os de casa já sabem do meu drama).
É o seguinte: eu tenho uma jabuticabeira no meu quintal. É pequena, é de vaso e em breve será tema de uma página, pois tenho uma história linda dela...
Acreditem, mas eu acho que ela me ouve, e sente minha falta, pois quando eu viajei pra Londres ela secou inteirinha!!!!
Quando cheguei de viagem, ela estava o pó... daí eu arranquei todas as folhas secas, podei, adubei, e cuidei com o maior carinho, desesperada que ela morresse...
Quase oito meses depois, ela voltou a frutificar! Ela dá frutos o ano todo, não apenas quando é época!
Só tenho um enorme problema... um passarinho!!!!!!!!!
Ele todo dia aparece no meu quintal. Quando a jabuticabeira não tem nada, ele vai dar uma espiadinha na cozinha, o malandro...
Eu adoro passarinhos. É uma delícia trabalhar ouvindo seu canto... acordar com eles... mas eles comem a minha jabuticaba!!
Há questão de uns 20 dias, a jabuticabeira despontou 30 lindas jabuticabas... e eu namorei cada uma delas, de flor a fruto...
Até que numa manhã, TODAS apareceram bicadas!!!!!
O sem-vergonha do passarinho bica cada uma das frutinhas e vai embora... e no dia seguinte, volta pra comer sossegado todas que eu já não posso aproveitar!!! Que raiva!!!
Meu problema neste momento: minha linda jabuticabeira esta semana está SUPERMEGACARREGADA, como nunca esteve!!! Está linda... não contei ainda os frutos porque realmente são muitos, um sonho!!!!
E amanhã cedo, eu vou viajar!!!!
O que eu faço? As frutinhas já estão avermelhando... e eu só volto daqui a três dias!!!
Preciso urgentemente de dicas! Eu quero comer as minhas jabuticabas!!! Sem passarinhos como sócios!!!

Era isso. Agora vou dormir. Espero que o passarinho também aproveite o feriado e vá para bem longe!!!!

5 comments:

  1. Carlinha adorei a sua história. Mas que passarinho danado hein! Será que dá certo vc colocar uma proteção sobre a jabuticabeira, tipo um voal? Assim o danadinho não conseguirá chegar nas frutinhas deliciosas e elas receberão o sol e a chuva para crescerem e ficarem bem docinhas! Foi a única idéia que tive, ou então vc coloca a árvore dentro de casa (ela está em um vaso certo?). Bjos e depois conte o final dessa história tá!

    ReplyDelete
  2. Carlinha
    É muito difícil pois jabuticaba não dá para colocar saquinhos para impedir do passarinho chegar pois elas estão bem grudadas no pé! Lá na casa dos meus pais fazemos isso com as goiababas até amadurecer!
    Essa ligação com os seres da natureza é linda!!mesmo que seja um malandrino né?!
    Se você conseguir salvar algumas jabuticabas me fale que eu te passo a receita de uma geléia maravilhosa que minha mãe faz todo ano!!!
    Beijos
    Bella

    ReplyDelete
  3. Carla

    Tive uma figueira que os passarinhos adoravam. Ela dava poucos figos por ano, não chegava a 30 frutinhas, mas era um prazer imenso vê-la dar frutos.

    A dica é comprar daqueles saquinhos brancos para cachorro-quente e embalar uma a uma as frutas que vc não quer dividir com os passarinhos.

    Deixe o saquinho bem folgado, com espaço pra fruta crescer. Amarre com um araminho, daqueles de saquinho de pão de forma (tenho um monte deles aqui se precisar), sem machucar a árvore.

    Acho que até os meninos irão curtir esta tarefa.

    Eu parei de fazer isto na figueira (hoje falecida) quando descobri que pássaros azuis lindos (acho que se chamavam sanhaços) vinham nos visitar.

    Preferi deixar os figos prá eles a perder visitantes tão ilustres! rssss

    Bjs!
    Esther

    ReplyDelete
  4. Nossa, deve ser uma dedlícia ter uma jabuticabeira no jardim! Se você só volta daqui a 3 dias, porque não congela? Qto aos passarinhos, não sei o que pode fazer. Isso acontecia comigo com as minhas framboesas qdo morava em Petrópolis, Sempre apareciam bicadas. às vezes eu comia assim mesmo!
    Boa sorte e depois quero ver a foto!
    beijos

    ReplyDelete
  5. que tal colocar um saquinho de papel um TNT em cada uma delas? Acho que vi isso num globo rural desses da vida...
    xero!

    ReplyDelete