Friday, January 23, 2009

Circle Journal - A voz do coracao

{This is a Circle Journal about "what's in your heart?". This quote from Leonardo da Vinci means a lot to me, since creating something with my hands - by drawing or writing - is what speaks to my soul. TFL!}
Este eh o tema do Circle Journal da Eliana Brandstetter: escreva o que voce quiser, o que esteja passando pelo seu coracao naquele instante.
Eu ando repensando muito minhas escolhas "profissionais". O que eu deveria ter feito, o que eu gostaria de fazer, o que eu quero aprender, aquilo que me move. E tudo, absolutamente tudo, passa pelo caminho 'artistico".
Tenho visitado muitos blogs de design, e a cada nova descoberta, um mundo de encantamento se abre pra mim. Pode parecer ridiculo para alguns, mas cheguei a quase chorar ao assistir esta serie de videos sobre o projeto "Design by the Book", do maravilhoso blog Design*Sponge em parceria com a New York Public Library, a biblioteca publica de Nova York onde ando louca pra ir. Pela proposta, pelos artistas, pelas atividades que eles desenvolvem, pela vontade de me enfiar na biblioteca atras de inspiracao e conhecimento, pela vontade de "ser" cada um deles.
Fico muito tempo sozinha em casa, em silencio, o que me da muita margem pra essas 'caraminholacoes". Ha momentos que sofro com minhas frustracoes profissionais - minha ingenuidade e espirito 'puro", vamos assim dizer, na epoca que estive frente a frente com uma boa oportunidade , nao abriram as portas que eu queria. Outros que me sinto muito feliz quando me dou conta das coisas que eu consigo e sei fazer, ou mesmo daquilo que eu tenho de informacao e o que posso fazer a partir dai.
Mas eu sinto que nao existe um equilibrio ainda dentro de mim - entre o que eu sei e posso e o que eu realizo. O peso grande que me puxa pra baixo ou me deixa 'travada" eh uma auto-critica violenta e um nivel de exigencia alto, quase que utopico, sobre como eu devo ser e agir se quiser seguir alguns dos meus sonhos.
Alem disso, um enorme defeito meu eh planejar demais.
Atitudes impensadas do passado - pela falta de vivencia natural da idade, pela "pressa" de ver as coisas acontecendo, por nao ter quem me orientasse com propriedade - me fizeram errar algumas vezes, e eu aprendi ate demais com os erros. So que mais tarde, uma sociedade com uma pessoa insana, realmente LOUCA, me traumatizou a tal ponto, me arrasou psicologicamente, podou e penalizou minhas iniciativas criativas que passei a ser uma pessoa "medrosa". Passei a ter MEDO dos erros.
O medo virou uma autocritica cruel e paralisadora. Com isso, hoje eu planejo demais, tentando evitar estes erros, mas preciso me convencer que os erros sao inevitaveis e sao uma forma de aprimorarmos e aprendermos. E que ninguem vira me arrasar moralmente por isso.
Num papo recente com a Sandrinha - o bom-senso e a lucidez em forma de gente, alem de ser uma amiga espetacular - ela me mostrou caminhos e interpretacoes de como eu tenho que usar aquilo que gosto de fazer, qualquer que seja o rumo que minha vida tome. Porque a gente nao consegue somente trabalhar no que gosta, nem sempre o retorno financeiro necessario eh possivel, mas da pra levar uma "vida dupla" sem culpas. Eu ja fiz muito isso na vida, mas era algo meio que 'inconsciente", coisa de inicio da vida adulta, tudo muito fragil e sem grandes aspiracoes.
Hoje, com 41 anos, certifiquei-me de quanto o quanto o criar eh importante para mim - seja a criacao minha ou de terceiros. Notadamente, criar coisas que envolvam textos e imagens. Ha pessoas que se realizam com a musica, outras que sao artistas com alimentos, outras, ainda, para quem a tecnologia por si so eh um mundo de encantamento e realizacao. Pra mim, eh a imagem, ou melhor ainda: aquilo que posso ver/ler.
Amo desenhar desde pequenininha, tenho paixao pela fotografia, escrever pra mim eh um deleite, adoro inventar logotipos e identidades visuais, aprecio detalhes arquitetonicos - o detalhe no canto da janela, a paginacao do piso - enfim, pra mim, os olhos sao o caminho mais rapido pra minha alma.
Comprei um carimbo certa vez com uma frase que pra mim, significou muito:
"Where the spirit does not work with the hand, there is no art" - Leonardo da Vinci
E por, de certa forma, meu envolvimento com a arte estar sendo o motivo de minhas auto-analises e tentativas de encontrar um caminho, resolvi usar esta frase no Cj da Brands, num LO bem simples, como aquilo que eu essencialmente gosto de ser.
Usei uma foto que eu gosto e que foi tirada por mim mesma, olhando no visor da camera como se fosse um espelho (a "velha" Canon S2IS tem o visor que vira), mas sem 'espelhar" a imagem, e sim me vendo exatamente como sou.
Lixei o papel ate que ele "rasgasse" um tantinho em alguns pontos no meio da pagina.
Carimbo de cantoneiras da Making Memories - lancamento ja beeeem antigo, mas comprei recentemente pq gosto muito dele, independente de estar ou nao 'ultrapassado" - bom design nao sai de moda! Usei Distress Ink "walnut stain" Tim Holtz, da Ranger para carimbar, e tbm para a moldura da foto - batia um pincel de cerdas mais duras na carimbeira e ia passando ao redor da foto. Fiz o mesmo ao redor do carimbo. Para o efeito esfumacado em volta da pagina, usei a ferramenta aplicadora de distress, que parece um carimbo antigo de madeira, mas tem uma especie de espuminha embaixo - ADOREI esta ferramenta!!
Carimbei as flores ate que perdessem o 'vivo" da cor - eram muito "acesas" para o estilo da pagina - e como miolo usei uns brads que gosto muito tbm da Making Memories.
Na pagina do texto, Dymo (com a fonte da nova Caption Maker) e um carimbo lindo da Heidi Swapp, onde as letras do alfabeto nem sempre tem o mesmo estilo. Carimbei com a Distress tbm e apliquei Distress Powder Vintage Photo, que da um aspecto rustico e uma certa textura 'enferrujada".
No cantinho, carimbo da Projeto Artes e mais um da mesma colecao da Making Memories.

Espero que a Brands goste, foi feito com muito carinho.
E que voces me desculpem essa 'sessao terapia" pra mostrar duas pagians de CJ! :o)
No proximo post vou colocar o Cj que fiz pra Ana Carolina, onde alterei um papel discretamente com alguns carimbos - nao vivo + sem eles!
Beijinhos e boa sexta-feira!

21 comments:

  1. Na maioria das frases parecia que voce estava falando de mim e do momento que estou vivendo agora...como nao consigo encontrar um equilibrio nesse momento, estou colocando a culpa na "crise dos quarenta" :-)))
    Voce escreve maravilhosamente bem, me emociono sempre!!!!! Bjs

    ReplyDelete
  2. Nossa Carla, fiquei emocionada com seu relato, as vezes me sinto como vc.
    É assim mesmo ficar sozinha faz a gente pensar, planejar muito...eu tenho tbm tenho medo de errar, sempre estou com esse medo, sinto que errando estou perdendo tempo, mas na verdade estamos aprendendo.
    Adorei o texto, o cartão, a foto.
    A Aliki fala a tia Carla com o A de Aliki, pois ela tem um A igual ao seu, rs
    Beijo grande.

    ReplyDelete
  3. Nossa Carlinha, me vi em alguns momentos que você passou, pois vivo o mesmo...como vc sabe tbém não sou feliz com a minha vida profissional ! Mas agora dei um passo importante que começa em fevereiro, logo vc saberá!! Tenho certeza que o mesmo vai acontecer com vc que tem 1000 talentos e se dedica tanto!!!Estou torcendo por nós!!!
    Bjusssss

    ReplyDelete
  4. Meu problemão é o tal do PERFECCIONISMO.
    Tenho tentado não me cobrar demais, mas fico com um frio na alma, cada vez que faço um cartão.
    E olha que minha irmã, para quem tenho feito a maior parte dos cartões, só tem recebido elogios. Mas sempre fico com um friozinho na alma.
    Quero levar à sério o que dizia o Mestre Yoda, no filme Star Wars "O Império Contra-ataca": Não tentar. Fazer ou não fazer. Comprometer-se.
    Sair de cima do muro, na verdade.
    Vocês estão na crise dos quarenta. E eu que estou em plena tempestade dos cinquenta, aposentada ...

    ReplyDelete
  5. Vc leu meus pensamentos neste texto.
    Estou exatamente me sentindo assim no momento, as vezes me sinto incapaz e ao mesmo tempo medrosa, mais e uma auto analise. Ainda nao estou nos quarentas mas onde andando para isto, entao o que posso dezer que seja a crise dos trintas? Sei la. o que seja isto me incomoda muito.
    Carlinha desculpa envez de te ajudar com palavras confortaveis, fiz vc de ouvinte.
    Beijocas,

    ReplyDelete
  6. É incrível que o que vc consegue expor em palavras se identifica com o que sentimos, eu beirando os 37 vivo com essas dúvidas no meu coração, de ser o que quero ser ou o que preciso ser, e não saber ao certo que caminho seguir e saber que já estou com essa idade e o tempo passando e o medo do que vem... me emocionei... Beijos, te adoro... você continua sendo uma fonte de luz e inspiração pra mim...

    ReplyDelete
  7. Oi, Carlinha. Que lindas essas páginas, estão realmente a sua cara!
    Quanto à sessão "terapia", acho que é completamente normal, na nossa idade (eu estou aí também), a gente questionar algumas escolhas, tentar achar outros caminhos. Afinal, a gente tem de decidir nossa profissão muito cedo na vida. Estou vendo meus filhos hoje - será que daqui há 10 anos estarão tão certos do que querem, como parecem estar hoje?
    E sempre, sempre, sempre é tempo de mudar. Com 40 anos, você está, no máximo, na metade da sua vida. Então, pense que terá, daqui para a frente, todo o tempo que já teve até hoje. Não tenha medo de tentar e errar, sempre dá para consertar. Qual é o maior conselho que as feras do scrap nos dão? Embrace Imperfection.
    Uma vez você me disse que queria ter a minha disposição pra fazer as coisas. Eu já fui também mais atirada, e já tive meus erros também, muitos. Mas não deixei que eles me paralisassem. Hoje eu penso mais, planejo mais (até para usar a experiência que adquirimos até hoje, não somos mais adolescentes para agir simplesmente por impulso), mas não deixo que essa etapa se torne tão longa a ponto de deixar de realizar os meus sonhos.
    Planeje, pesquise, aprenda - mas coloque em prática também. É muito bom ver nossos sonhos realizados.
    Bjs!

    ReplyDelete
  8. UAU, Carlinha...
    Acho que vc abriu, junto com o seu coração, o coração de muita gente - o meu inclusive...
    Não estou nos "entas", mas na primeira metado dos "inta"... Mas no finalizinho dos meu 33 aninhos de vida, já me pego pensando em muita coisa, como você falou...
    Escolhas que fiz, e estou tentando mudar agora (será?!)... Medo da mudança, mas ao mesmo tempo, certa ansiedade... Necessidade?
    Não sei se é a idade, o ser mãe, o já ter experimentado em extremos muitas coisas (como me definem, sou 8 ou 80 - então, quando decido por algo, entro de cabeça, e acabo vivendo aquilo muito intensamente)...
    O que posso concluir disso?! Ainda não sei... Estou buscando a conclusão, o Norte, a continuação desta história... Um dia, quem sabe?!
    Bem... Mas, falando do CJ, ficou lindo! A foto ficou um luxo só! Tenho certeza que a Brands vai amar! Eu amaria!
    bjn

    ReplyDelete
  9. Carlinha... também me vi retratada neste seu texto... mesmo ainda nos "intes" quase chegando aos "intas" me pergunto todo dia o que estou fazendo... por um problema pessoal causado por alguém que também me "cortou as asas", perdi os últimos 07 anos de minha vida. Agora é que estou começando a criar forças para começar a viver os próximos, pois sei que recuperar os perdidos não posso mais... mas devido aos meus "medos" e "perfeccionismos", ainda estou em câmera lenta... sei que a vida não é perfeita, mas sinto que não vivi, apenas segui a correnteza da vida... Então, quando li seu texto me vi espelhada nele aos "entas"... sinceramente, não sei nem o que te dizer, pois o que eu disser eu não pratico, ao menos hoje, mas espero que nós duas possamos rir desses textos logo, logo, como forma de superação e aprendizado.

    Sua página está maravilhosa e eu amo essa foto... bjs

    ReplyDelete
  10. Carla,

    Que bom que a gente pode repensar nossas escolhas. Nada é definitivo.
    A arte é um momento em que vc conversa com vc mesma. É o nosso contato com o que há de mais forte na vida: a criação.
    Mas, nada é por acaso em nossas vidas.
    O importante é poder avaliar as escolhas e saber que foram as possíveis nos momentos em que vc as fez.

    Que vc continue criando muito, seja lá em que caminho for, pois nos deixa sempre maravilhadas com suas idéias, generosidade e criatividade.

    Bjs,
    Christiane

    ReplyDelete
  11. Eu amo essa sua foto, tenho a impressão que, mesmo só te conhecendo pelo blog, que ela é a expressão do seu "eu", meio "a sua cara"!

    ReplyDelete
  12. Oi Carla!!!
    Adorei o seu texto e a maneira com vc conta o momento pelo qual está passando, de questionamento e reflexão profissional! Tb já passei por isso algum tempo atrás e sei o quanto é complicado tentar unir o que gostamos e somos apaixonadas - arte e tudo ligado à ela e o retorno financeiro que desejamos! Mas a vida é assim mesmo, o que nos resta é ouvir nosso coração e seguir o que ele manda!! ...rsrsrsrs!
    Adorei as suas páginas para CJ da Eliana! Td adoro essa sua foto!!
    Bjão!

    ReplyDelete
  13. uau Carla... que texto mais emocionante! Eu estou com 29 e as vezes me pergunto qdo esse momento de questionamento e reflexões vai passar, se vai passar... rsrs Às vezes me sinto frustrada por não ser o que posso ser... E também como tantas outras me identifiquei com vc. E aí eu paro pra pensar se realmente estamos num problema ou criando um, tbm perco muito tempo planejando e sonhando. Essa terapia pelo visto foi para muitas.
    Agora falando do CJ, que linda ficou sua página, adorei a descrição de como vc fez e o que vc utilizou, nos deu uma aula. Tenho certeza que a Brands vai adorar, essa foto é muito linda!
    Beijão

    ReplyDelete
  14. Oi Carla...
    Você merece..
    Tenho um presentinho no meu blog para você...
    http://aninha-minhavida.blogspot.com/
    bjs

    ReplyDelete
  15. Oi Carla !!! quanto tempo ! Como estão as coisas por aí ? Falei outro dia com o Lucas pelo Orkut, e fiquei de falar com vc e sempre esquecia de passar aqui ! Saudades !
    beijos

    ReplyDelete
  16. Carlinha,

    Acho que a sua capacidade de fazer essa "sessão terapia" mostra uma coragem enorme e que esse medo, se ainda existe, está com os dias contados.
    Sinto que as dúvidas e questionamento só nos fazem crescer, só assim refletimos mais profundamente e somo capazes de começar a mudança em nossas vidas.
    Eu sempre me questiono se estou no caminho certo, se as minhas escolhas são minhas ou de outros e o melhor é que a qualquer momento podemos escolher outro rumo!

    Também quero mais, principalmente pque sou capaz de fazer mais, mas não me sinto presa a nada.
    Se futuramente eu quiser ir por outra área, vou em frente.

    Também adoro criar, esboçar, planejar e sonhar! Ah, como eu sonho!Hahahaha...

    Mas acredito que tudo é uma semente e que se regarmos direitinho vai crescer e dar frutos.

    Bjocas no coração!

    ReplyDelete
  17. Carla

    Seu post é mesmo muito tocante. Acho que todo mundo de uma forma ou de outra já passou ou passará pelos questionamentos que vc está passando.

    Se eu pudesse voltar no tempo sabendo o que sei hoje, com certeza teria feito muita coisa diferente.

    É o rumo natural da vida...

    Bjs!

    ReplyDelete
  18. Oi Carla! Meu nome é Carol. Estava procurando informações sobre a Dymo que tem os discos de fontes diferentes e caí no seu blog! Vc tem idéia de onde posso achar isso aqui no Brasil (SP)? Se não, eu estou indo para NY em breve, alguma dica de loja? Obrigada!! :)
    BEijos, Carol

    ReplyDelete
  19. Só depois que mandei a mensagem, percebi que meu email não está em lugar algum... É acbenitez13@hotmail.com
    Carol - que perguntou sobre o Dymo :)

    ReplyDelete
  20. Sobre o Dymo, embora na epoca eu ja renha respondido para quem perguntou: comprei na ACMoore de Secaucus, que fica a 15min de NY (de onibus ou carro).

    ReplyDelete
  21. Obrigado pelo post útil! Eu não teria chegado a este o contrário!

    ReplyDelete