Tuesday, January 20, 2009

Splash landing

Ja tentei comecar a escrever ao menos este post varias vezes, mas toda a novela tecnologica me impediu: conexao que nao entrava, etc etc.
Semana passada foi uma semana das mais frias que ja presenciei aqui, nestes 18 meses (completados hoje) de EUA. Por conta do frio e de varios planos, fiquei em casa boa parte do tempo.
Pouco antes de sair para pegar o Gabriel, ouvi um barulho muito estranho... parecia uma turbina revertida de aviao. Pensei "nao, nao pode ser um aviao"... Sempre vejo avioes por aqui, ja que os aeroportos de La Guardia e Newark ficam relativamente "perto". Mas so vejo, poucas vezes ouco. O barulho foi bem forte, como se o aviao estivesse em cima do condominio, mas nao sei porque nao tive a menor curiosidade de saber o que era.
Mais tarde, ja no parque da escola, enquanto os meninos brincavam com os sleds que ganharam de Natal, um dos coleguinhas veio falar "vcs viram o aviao que caiu no rio??" Na hora caiu a ficha do barulho que eu tinha ouvido...
Viemos pra casa pois o frio estava demais (coisa de -5oC) e logo ja corri pra Internet pra sabem o que tinha acontecido. Nao deu nem 5 minutos e minha mae ligou, preocupada. A noticia ja tinha chegado por la.
Liguei a TV, e pelo que pude perceber, o aviao tinha caido aqui bem perto. Ainda nao sabiam se todos estavam bem, qtos eram os passageiros, mas logo tudo foi se esclarecendo.
O "splash landing", como foi chamado, aconteceu a umas 4 milhas daqui (uns 6kms).
Felizmente as ferries de NJ a NY conseguiram chegar rapidinho pra ajudar, ja que o aviao caiu bem na rota delas. Todos os passageiros sairam vivos, com algumas dificuldades somente causadas pelo frio - nem gosto de imaginar a temperatura que deveria estar dentro do rio, se na rua minhas maos - com LUVA - ja ficavam rapidamente amortecidas.
(video obtido na CNN - o barco enorme que abarece parado atras da ferry a caminho do Airbus eh o porta avioes Intrepid, que foi transformado em museu - o aviao que esta sobre ele eh um Concorde, somente para exibicao)

O que poderia ter virado uma tragedia transformou-se numa historia incrivel.
Por conta do trabalho de resgate, a NY Waterway, companhia particular que opera as ferries, nao ofereceu servicos naquela tarde - achei fantastica esta atitude. Todos se empenharam em retirar as pessoas da agua o mais rapido possivel. Foi bem legal ver as carinhas dos marinheiros que vemos sempre - gente simples, muito deles ja de mais idade e cabelinhos brancos - na TV contando como tudo aconteceu.
Agora, pra mim, o mais legal foi saber a idade do piloto - quase 60 anos.
No Brasil, acima dos 40 voce ja eh "velho e ultrapassado" em varias carreiras. E se tem uma coisa que nenhuma faculdade te da, nenhum dinheiro do mundo compra, tecnologia nenhuma substitui e nenhum amigo influente consegue pra voce eh a EXPERIENCIA.
Isso, so vivendo a gente ganha. Qto mais se vive, mais se tem. E, com certeza, foi a experiencia do piloto que fez com que houvesse somente uma historia incrivel a ser contada quinta-feira passada.
Recebi alguns emails de amigas perguntando se eu tinha visto algo, se tinha sido aqui perto, etc.
Por conta da interrupcao dos servicos de ferries, a NY WaterWay ofereceu uma linha de onibus gratuita de NY ate os portos correspondentes em NJ. O Jan veio com um destes onibus ate Port Imperial e fui la busca-lo. Havia muitas vans de emissoras e um pouco de confusao de pessoas. Nao vi o aviao, ele ja havia sido levado para Battery Park, mais ao sul em NY.
No dia seguinte cedo, as emissoras continuavam por la, mas o servico ja havia sido restabelecido.
Fico feliz que tudo tenha terminado tao bem, e nunca vou esquecer que uma historia tao incrivel tenha acontecido tao pertinho de mim (embora eu nem tenha ido olhar pela janela!!!)


Bjs e ate mais!

7 comments:

  1. Carlinha...
    Qdo vc começou a narrativa deste post, pensei em zilhões de coisas... Esqueci que vc está aí (rsss)... Menina... foi aí do lado!
    Eu não sabia que o piloto já tinha essa experiência... Muito legal isso... Realmente, as culturas e atitudes são mto diferentes ao redor do mundo!
    Qto à conexão com problemas, procure ver o lado positivo: é graças a problemas como esses que pessoas tem emprego... (nem que seja atender o telefone da reclamação ;) )
    bjn

    ReplyDelete
  2. Isso mesmo Carla... a experiência vale muito... pena que em alguns lugares, empresas e até mesmo famílias, não seja dado esse valor para pessoas acima dos 60 anos (para não dizer 50)!!

    Mas que bom que ocorreu tudo bem... bjs

    ReplyDelete
  3. Nossa Carla, aind bem que vc não viu para não se apavorar...e graças a Deus, não foi uma tragédia!
    Qto a idade é revoltante mesmo como aqui ou se é novo demais sem experiência ou muito velho, aqui as pessoas se acham modernas, mas são bem "caretas"!

    E vc tentou ver o seu novo presidente? Assisti o juramento e discurso, achei ótimo, forte e sincero, espero que ele consiga!

    Saudades,
    beijos

    ReplyDelete
  4. Carlinha,
    Como te escrevi lembrei de vcs na hora que escutei sobre as balsas pq sabia que era perto.
    Que bom que tudo correu bem, ão é? Concorco com vc sobre a experiência. Temos que aprender a valoriza-la mais aqui no Brasil.
    Desculpa pelo sumiço do teu blog, mas andava sem conseguir acessar a net aqui de casa!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  5. Caramba, foi bem perto mesmo! e que bom que tudo acabou bem, dificilmente as pessoas escapam destes acidentes...que bom...bjos!

    ReplyDelete
  6. Carla, minha irmã morou bem aí, em frente ao Intrepid, na Independence Court! Que história, né?
    Eu também fiquei boba com a história do piloto. Virou herói no mundo todo - merecidamente!
    Bjs!

    ReplyDelete
  7. Adoro esses relatos tão naturais das coisas, não via a hora de "ouvir" vc contar sobre o avião agora quero saber da posse do novo presidente, como foi estar aí nos EUA num dia como esse, eu me emocionei assistindo daqui de tão longe, conta aí vai!

    ReplyDelete