Thursday, July 3, 2008

Roubo de Imagens - denuncia

PROMOVER-SE COM TRABALHOS DOS OUTROS
E' CRIME (e muita cara de pau!!!)!!!

Nossa querida moderadora do ScrapbookBrasil, Karen Christianne, encontrou na Internet um blog onde a proprietaria, brasileira, de Sao Paulo, divulga suas "criacoes" para o Dia dos pais: paginas de scrap, cartoes, relogios... mas nenhum dos trabalhos anunciados foi feito por esta pessoa. A denuncia foi feita pela Karen la no ScrapbookBrasil, onde o assunto direito autoral eh sempre discutido e levado a serio.


Esta pessoa - (****nome editado) - apropriou-se de imagens de terceiros - todas do ScrapbookBrasil - para se promover. Usa nao so as imagens dos trabalhos como tbm textos e PAPs (passo a passo) publicados originalmente no site.

O triste eh que nao se trata de uma adolescente desavisada. Ela eh profissional, terapeuta, trabalha em uma clinica em SPaulo, e se dispos a um papelao deste. Sera que ela imaginou que ninguem perceberia?????????


Sendo assim, gostaria de denunciar o Blog http://www.grupos.com.br/blog/scrapluca e http://scrapluca.blogspot.com/ por ser falso, ser fruto de apropriacao indevida e violacao de direito autoral (= roubo de imagens), e por conter propaganda enganosa. Ela nao fez nenhum dos trabalhos que publicou em seus blogs.


Veja o texto otimo que nossa amiga Elizabeth Roessle publicou como comentario no blog desta pirata (o grifo eh meu):


A internet e os direitos autorais A recente explosão da informática está provocando o surgimento de uma nova cultura, com novos conceitos de comercialização. Um dos problemas básicos em discussão sobre a Internet ainda é definir se ela é uma mídia impressa, como jornais, revistas ou livros. Se fosse, estaria fora de qualquer controle ou censura. Caso seja do tipo não impressa, estaria submetida aos regulamentos correspondentes. Outro fator que complica a análise da Internet é que ela não tem um proprietário definido, um autor; é livre, qualquer um que tenha o devido equipamento pode acessá-la. Nesse caso, como fica a propriedade intelectual? Já existe alguma legislação sobre isso? Henrique Gandelman, em seu livro De Gutenberg à Internet, afirma que "as perguntas se sucedem e as respostas nem sempre estão conseguindo atendê-las corretamente". A Internet seria muito nova, e coisas novas mais levantam problemas que soluções. "Só a experiência e o tempo é que indicarão os caminhos a seguir e fornecerão as molduras jurídicas atualizadas pela nova cultura, no que se refere à proteção justa dos direitos autorais" (Gandelman1, p. 152). O importante a ressaltar é que todas as obras intelectuais (livros, vídeos, filmes, fotos, obras de artes plásticas, música, intérpretes etc.), mesmo quando digitalizadas não perdem sua proteção, portanto, não podem ser utilizadas sem prévia autorização. Apesar de qualquer pessoa que tenha acesso à Internet poder inserir nela material e qualquer outro usuário poder acessá-lo, "os direitos autorais continuam a ter sua vigência no mundo online, da mesma maneira que no mundo físico. A transformação de obras intelectuais para bits em nada altera os direitos das obras originalmente fixadas em suportes físicos" (Gandelman1, p. 154). Reprodução e cópias na Internet O autor tem todo o direito de autorizar a reprodução de sua obra no meio que quiser, incluindo aí a Internet. O que se questiona é o que o usuário pode fazer com esse material. É claro que se ele faz uma cópia de determinado material protegido e pretende usá-la será necessária a autorização do autor. Qualquer texto, home page ou site que apresentar criatividade e forma original, é protegido, necessitando de autorização para ser reproduzido. Pesquisa feita na internet de autoria de : Plínio Martins Filho- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. GANDELMAN, Henrique. De Gutenberg à Internet: direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro: Record, 1997. p.36-7. 2. BRASIL. Lei no. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília [online], 20 fev. 1998. [http://www.dou.gov.br/materias/do1/do1legleg19980220180939_001.htm


Isso eh cara de pau da pior especie. Denuncie vc tambem e publique sua indignacao!

2 comments:

  1. Carla... concordo com vcs... esta história de ficar se "promovendo" à custa dos outros é o fim... no meio acadêmico, sempre nos é cobrado as fontes de qualquer dado e/ou imagem que adquirimos na net... por que não fazer isso na internet e na vida também??? Vale denúncias sim... pois é total "cara de pau", pessoas se aproveitarem do trabalho de outras para se darem bem...
    Vcs estão de parabéns por terem encontrado e denunciado...

    ReplyDelete
  2. Carla,

    Estamos com o mesmo problema no Site Quilling Brasil. Uma infeliz que utiliza o nick Bia Convites ROUBOU várias imagens do site e de alguns blogs dos artistas que expõem lá, tirou o nome do site das fotos e grosseiramente colocou o seu "logotipo".
    A Comunidade do Orkut se uniu, já conseguimos tirar o perfil e o site do ar. Mas descobrimos que ela anuncia no Que Barato e tem um Fotolog.
    Estamos totalmente chateados com essa situação, e já estamos denunciando.

    ReplyDelete