Monday, April 27, 2009

Coptic Stitch

Another book I made during a session on Center for Book Arts Lounge, the affordable workshops they are hosting every month. This time I learned the Coptic Stitch and love it!!!
Next month :" Tools of the Trade: Build Your Own Bindery". If you are in NY area and love bookbinding, don't miss it! TFL!

No post onde conto minha primeira aventura no Center for Book Arts, comentei que em abril haveria um "lounge" sobre coptic stitch (que em portugues falam "copta", acho estranho este nome :D ).
Pois bem... ele aconteceu e eu fui... e me apaixonei!!!!
O curso foi numa sexta-feira, o Jan e os meninos em ferias, mas como eles sabem o qto eu amo estas oportunidades e eu ja estava programada ha um tempao, me "liberaram" sem problemas. Meninos lindinhos, nao???
A sala estava bem lotada, tanto que abriram uma sala ao lado (tbm com muita gente)e foi onde sentei.
Percebi que quem orienta os participantes no lounge sao estagiarias do Center for Book Arts, e a que eu peguei foi extremamente gentil e atenciosa.
As "signatures" - conjunto de 5 folhas dobradas para o miolo do livro - ja estavam prontas, dobradas e furadas. Peguei 7, escolhi 2 cortes de papel miteintes para capa e contracapa e fui para a mesa. Desta vez, havia bancos para todos.
A encadermacao coptic eh caracterizada pla costura aparente em "trancinhas" - alguns lugares chamam este tipo de costura de "chain stitch", ou ponto corrente - e pela abertura do livro em 180oC.
Basicamente voce tem que dar "nos" e fazer entrelacamentos com a linha, reunindo as signatures. Alguns entrelacamentos sao feitos nas signatures abaixo da que voce esta adicionado ao livro. Um bom video explicando o PAP esta aqui.


Eu amei fazer isso. Claro, exige tempo, um pouco de paciencia e cuidado para voce nao passar a agulha por dentro da linha, fazer nos sempre com a mesma tensao... cuidado que qualquer projeto mais elaborado da. Mas nao eh dificil.
Me empolguei tanto que quando vi ja tinha costurado mais 2 signatures que estavam dando sopa na mesa, e so parei pq ja eram 8:30 pm e eu nao queria ir embora tarde - a regiao do CBA eh meio estranha a noite.
Nao fotografei nada do PAP, so do livrinho pronto.
Usamos uma linha ja encerada (waxed linen thread - com cera de abelha) e achei que a cera estava muito grossa, o aspecto da "corrente" parece meio sujo, ams na verdade sao pedacinhos da cera. Nao curti muito, acho que a linha onde nos colocamos a cera o acabamento fica mais sutil e delicado.

Uma das uma das instrutoras veio mostrar um coptic que estava montando, onde ela furou as signatures para que formasse uma palavra (XOXO = abraco e beijo, abraco e beijo)e fotografei o livro com autorizacao dela, acabei nem perguntando como ela se chama (para poder dar os creditos aqui, mas vou descobrir)
Voltei felizona pra casa com meu coptic book. Pedi para trazer algumas signatures para praticar.
Vi coptics lindos na Internet que usam cores fortes dos papeis e das linhas, estou louca pra fazer algo assim.
Mais uma foto do meu livrinho.Animadissima pelo que vi, comprei mais 2 livros sobre encadernacao, indicados para mim pela Renata Pacheco, e ja estou lendo com mais cuidado (pq comer com os olhos, lendo rapido e devorando as imagens, como faco com todos os livros e revistas que compro, eu ja fiz). :D

Mes que vem o tema do lounge eh "Tools of the Trade: Build Your Own Bindery" - sobre ferramentas de encadernadores, pretendo estar la!

Bjs e obrigada pela visita!

7 comments:

  1. Absolutamente lindo!!!!!! Eu quero aprender tiaaaaa...Hahahah
    bjão

    ReplyDelete
  2. carla!!!
    ameiiiiiiiiiiiiiii!
    MUITO obrigada por colocar o video aqui tb!
    bjus

    ReplyDelete
  3. Xiiii Carla, vai ficar viciada, depois que fiz meu curso por aqui não quero fazer outra coisa, as possibilidades são inúmeras. Parabéns pelo seu livro.

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Que delicia... essas são mesmo oportunidades de ouro!!!
    Adorei ver o resultado...
    super beijo!

    ReplyDelete
  5. Que lindo, não sabia que era assim! Depois vou ver o vídeo com calma para entender melhor. Lindo o seu livrinho!
    Beijos.

    ReplyDelete
  6. Amei isso!!!! :)
    O livrinho ficou lindo...

    ReplyDelete
  7. Também quero aprenderrrr!! Lindooo! Vou procurar nos livros se acho o esquema dessa costura, porque no vídeo não consegui ver direitinho como fazer a trancinha. Fica super legal mesmo com cores contrastantes! Ah, tomara que vc goste dos livros!
    Bjs!

    ReplyDelete