Thursday, April 6, 2006

Sonhando muito alto

Que pena, hoje perdi o chat da Cathy Zielske!! :o(

Até mandei uma pergunta antes, mas o arquivo do chat não estava disponível até agora há pouco, não sei se a moderação liberou ou não o que eu perguntei.

Eu queria saber se existe mercado no Brasil para designers - visto que muitos produtos são de designers americanas - e também, se existe mercado nos EUA para designers não-americanas.

Sim, estou sonhando alto. MUITO alto. Mas sonhar serve pra isso mesmo, né? Pra gente pensar em coisas que teoricamente são impossíveis.

Tenho consciência das minhas limitações criativas, mas às vezes tenho também consciência de que posso fazer melhor do que fazem. E olha que assumir isso - pra quem tem a auto-estima meio flutuante - é difícil: atrás de tanta tagarelice e tanta segurança que dizem que eu passo, tem uma pessoinha MUITO insegura... e muito tímida (ei, pára de rir que é verdade ! :D)

Mas... será que existe espaço para designers de produtos que não sejam americanas nos EUA?

E será que o Brasil está preparado para ter designers e pagar por eles?

Será que alguém aqui teria condições de viver desta forma - criando apenas para scrap?

Sempre digo que este é o meu sonho: ficar apenas criando, e ter outras pessoas executando... :D

Porque criar é uma coisa, colocar em produção é outra... você tem que correr atrás de fornecedor, tem que ter capital pra poder investir, tem que ficar em cima de prazos, ir atrás também de compradores, fazer um preço compatível com o mercado e que remunere todo o seu trabalho, abrir empresa, pagar impostos, negociar prazos de pagamento... e fazer isso pessoalmente, ao vivo, indo até onde Judas perdeu as meias - porque as botas ficaram muito antes.

Não é fácil. Muitas vezes uma ótima idéia morre em um destes passos durante a execução. E isso, pra quem cria, é um tiro no peito. É muito doloroso ver algo que você tem certeza de que faria sucesso não ir pra frente por falta de qualidade de fornecedor ou por causa de preço.

Nessas horas, eu queria ser milionária, pra poder apenas criar e produzir sem me preocupar em vender, em ganhar dinheiro. Apenas pelo prazer de criar e ver aquilo que eu julgo que seja belo sendo usado por todo mundo. Todo mundo mesmo.

Sei que este é um sonho muito mais alto ainda. Mas ele existe, aqui no fundinho da minha cabeça. Sonhar ainda é uma coisa que podemos fazer do jeito que queremos, e de graça.

E você, qual o seu sonho?

7 comments:

  1. Carla, adorei esse blog! Venho aqui todo dia! Parabéns, viu?
    Concordo com vc, criar é a melhor parte!
    Bjs e muito sucesso!
    Paola

    ReplyDelete
  2. Eu acho que o Brasil tem espaço sim pra design brasileiro, americanos eu não sei, os gostos são tão diferentes... mas eu acho vc MMMMMMMMMMUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOO criativa, e se vai dar pra viver só de criar pra scrap eu não sei, mas o tempo dirá e acho que vc tem que tentar, você acha que a pra Virgínia foi fácil? Muito antes do estouro do scrap ela já criava os papéis e aos poucos conseguiu, assim como ela outros que não falo porque não conheço. Mas o seu fã clube está aqui pra te dar apoio.

    ReplyDelete
  3. No chat da CZ eu acabei fazendo duas perguntas: uma sobre o mercado brasileiro (o que ela sabia sobre ele) e outra sobre o mercado fora dos EUA de uma maneira geral. Infelizmene, as moderadoras filtram as perguntas e essas, acabarm ficando de fora. mas de repente, vc pergunta direto pra ela, ja que sabemos que ela se considera uma computer geek.
    de qq forma, acredite nos seus sonhos. Da trabalho, mas e a coisa mais compensadora do mundo. Voce tem talento de sobra para ser um sucesso absoluto!
    Bjks
    San

    ReplyDelete
  4. Carlinha,

    adoro a pesquisa de novidades, criar em cima... não tenho jeito pras finanças...
    O meu sonho é criar e alguem executar e ver a minha criação render $$$.

    bjs
    Clau

    ReplyDelete
  5. Carla,
    Correr atrás do sonho é o maior segredo prá ele acontecer. Tenha sempre perseverança porque talento...isto vc tem de sobra! ;o)

    ReplyDelete
  6. Venho ler seu blog quando tenho tempo , e gostaria de ter mais tempo...
    ele é muito bom.
    a maneira como vc escxreve é gostosa, clara ...
    gosto disso .
    vc da sua opinião sincera e sua visão sobre tudo .
    mas o que me chamou a atenção foi o fato de vc falar que gosta de criar...
    me identifiquei com isso.
    Adoro criar e meu sonho tambem é viver de criar sem o compromisso de ganhar dinheiro com isso...
    Ganho dinheiro com o que faço , mas trocaria o dinheiro por horas sentada só criando...
    Não conheço vc pessoalmente , mas gosto da maneira como vc fala de vc.
    continue assim
    beijos
    amiga Christine Lourdes

    ReplyDelete
  7. Concordo com vc que a criação é a essência, a arte... A produção é a dor de cabeça, é o que tira nosso sono!

    ReplyDelete