Sunday, April 30, 2006

Aproveitando a viagem...

Fui convocada para uma viagem de ultima hora... para ajudar minha irma, recem-operada, a dirigir o carro, cuidar dos kids, estas coisas de mae...
O que em principio pareceu loucura - deixar meus filhos, marido, casa e trabalho por 15 dias - ao poucos virou oportunidade de descanso mental (e fisico tbm, pois eu estava ja sem horarios certos de sono, varando madrugadas direto). Alem do mais, uma viagem assim nem seria vista como obrigacao, mas prazer, ainda mais sendo patrocinada - pois nao haveria chance alguma dela acontecer de outra forma.
Tive 1 semana para correr atras de tudo, deixar trabalhos entregues, delegar a casa, os filhos, clientes, contatos, renovar passaporte...e com isso, MUITAS noites sem sono... e decidi me dar ferias de computador tbm. So o skype com a familia, o blog e alguns emails - alem do Workshop da Carol no SBB - vao ter meu tempo estes dias. Preciso dormir, preciso pesquisar, preciso passear muito. Alem, claro, de curtir a companhia da minha irma. E basicamente, desacelerar. Eu estava entrando em curto-circuito fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Preciso repensar esta rotina alucinada. Esta e a oportunidade.

Enfim... aqui estou, usando um computador sem acentuacao!

Ainda sem fotos, mas devo colocar algumas em breve. Relativas a nossa paixao e compulsao, que por aqui nao sinto ser tao paixao ainda. Mas so estou aqui ha pouco mais de 24h, mal tive tempo de pesquisar.

Ontem passeamos pelo Camdem Market (a foto peguei da Internet), cheio de punks e outras figurinhas estranhas. E um lugar "cult" e moderno, mas meio que com cara de 25 de marco, meio Vila Madalena, meio Galeria do Rock... :D: barracas com oculos made in China se repetiam pela calcada, assim como camisetas identicas ao longo da rua. Pouca producao realmente digna de ser chamada de "cult", muita gente de estilo alternativo. O que podia ter de util para scrapbook num lugar assim, onde acid free deve significar que voce nao e adepto de drogas? Algumas estampas de roupas indianas e vintage. Combinacao de cores. Tramas, texturas de tecidos. Frases em camisetas. Latinhas, frasqueiras... ok, eu sei que vejo scrap em qualquer lugar, mas estas sao boas "visoes", nao sao?

Hoje, domingo, encontrei no supermercado uma revista de papercrafts, mas a capa nao me animou... vi outra de scrap, decidi comprar como parte da pesquisa.

A capa parece uma revista de scrap misturada com a revista Contigo, de tao poluida visualmente (qdo puder vou colocar a foto)... ah, Simple Scrapbooks!!! Como vc e unica...

O nome da revista e SCRAPBOOK INSPIRATIONS e custa £ 3.35. Uns R$ 14. Mais cara que as revistas americanas. Na capa nada discreta, o layout me chamou a atencao, assim como um minialbum e a chamada de "faca os melhores albuns de amizade"...
De brinde vem um kit de alfabeto e simbolos em plastico transparente verde - meio breguinha, nada a ver com os Ghost letters da Heidi Swapp! :( Dentro da revista, varias sugestoes de uso feitas pelo "time de design" da revista.

Os layouts pela revista sao muito variados, do feio e brega aos lindos.
Muitas dicas de "faca vc mesmo" seus enfeites, e ate um passo a passo de como fazer carimbos - usando um kit chamado IMAGEPAC que custa £ 120 = quase R$ 500, onde o kit de quimicas vc deve comprar mais qdo acabar.

Chipboards em alta - aqui seriam os cardboards, segundo a revista - monogramas idem, mas sempre ao estilo "faca vc mesmo", No caso do chipboard, uma palavra ficou com acabamento sofrivel!
Uma boa ideia em monogramas - o da revista e uma letra E manuscrita do tamanho de uma folha A4 - e vc recortar a letra em dois papeis, um estampado e um liso (no caso foi um cinza), e cola-los com uma leve diferenca na distancia entre eles, fazendo do cinza uma sombra. O efeito na pagina ficou bem bonito (fotos assim que der :D)

Eles tambem selecionam leitoras para um desafio: a cada mes uma loja da um kit completo para que seja feito um layout usando apenas os itens do kit + cola e tesoura, alem de caneta e computador. NADA MAIS! Uma delas "ganha" o desafio, mas nao sei se ha mais algum premio envolvido. O kit do mes era sobre pets todo em verde.

Os minialbuns sobre amizade sao bem legais, mas nada diferente do que ja conhecemos: minialbum argolas, capa de CD, Cd propriamente dito, latinha... um e superparecido com o que a Patricia Eberson fez para o livro!!! So que a Paty foi alem e colocou fotos, apesar do tamanho reduzido (e o de slides, para quem tem o livro) e a autora na revista ficou com medo e cada pessoa citada no album era descrita com cores e texturas - uma boa opcao tambem. O da Paty e lindo!!!!!!! Saiu ate na revista Capricho!

Ao final da revista, layouts de leitoras - MUITO melhores que do time de design da revista!!! e um guia para quem esta comecando: fala dos materiais basicos "1" como eu chamo - base de corte, tesoura, etc..., mas que para minha enorme surpresa nao inclui os papeis nem os cardstocks mas inclui a ferramenta de ilhos!!! Os papeis estao numa segunda lista, que inclui fitas, brads, ilhoses, botoes, adesivos com textos, embelishments e canetas acid free... achei estranho!
Fala tbm sobre os tipos de adesivos com uma breve descricao de cada um (incluindo Xyron, glue dots) e ACREDITEM!!!! Fala da cola PVA!!!!! Descricao: " outra cola umida para papel, mas nao cardstock. Dilua em agua para ser mais facil de usar..." HELP!!

Logo mais, uma lista de colas x materiais para vc ver qual o mais adequado a cada ocasiao; nesta lista e citada a PVA para "encapar albuns ou cadernos"... well, well...
Fala tbm sobre os tipos de albuns (post bound, espiral, 3ringer), a s perguntas mais comuns (por que preciso usar produtos acid free?", "preciso gastar muito para comecar", ou ainda "preciso ser artista para fazer isso"?.
Tecnicas basicas - que na verdade nao sao tecnicas, mas fases da montagem de uma pagina - escolha de fotos, cortando fotos, selecionando papeis e cardstock, matting e montando seu layout sao explicadas ao lado de um minimicronanoglossario com explicacao de 12 termos: acid free, crop, cropping, die cuts, embelishments, eyelets, jounaling, lignin-free, matting, peel-ofs, rub-downs, scraplifting. O peel off tem a descricao engracada, ainda mais se pensarmos que a revista e escrita em ingles para publico que fala e le ingles: "this simple describes stickers that you peel off of a backing paper". Um tanto obvio, eu diria...

Destaque para o clube scrap do mes, ao lado da lista de clubes de scrap para vc escolher qual quer participar.

Enfim... uma revista pouco atrativa visualmente, com ar de revista antiga e cafoninha, mas com algumas ideias aproveitaveis. A chamada para a proxima edicao - nas bancas dia 2 de maio - foi atrativa: bons layouts para o dia dos pais, ideias para recem nascidos, uso de Fimo e tintas e um kit de palavrinhas em adesivo epoxy de brinde.

Meu plano de aproveitar esta oportunidade para pesquisar sobre scrap - ja que para compras nao vi dar :D - deve trazer mais novidades da terra da rainha para o blog.

Meus planos: visitar a loja Blade Rubber, onde comprei meus primeiros carimbos e a superstore Hobbycraft, que segundo a Cris, nao fica nada a dever a Michaels, a Paperchase... alem de supermercados e lojas de departamentos, lojas de tecidos, papelarias, home centers... tudo atras de scrap!

God save the Queen!!!!!

4 comments:

  1. Sister,
    estou adorando seus relatos e vou te acompanhar de pertinho para saber tudo o que vc está garimpando na "Terra da Rainha"... :-)
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Oi Carla, aproveitando ai?
    Adorei seu blog.
    Bjs
    Ligia e Aliki.

    ReplyDelete
  3. Carlinha, adorei ler seu post!! Aproveite a viagem!! ;o)
    bjs
    Paty

    ReplyDelete
  4. Que delícia, Carla... hummm, adorei esses seus relatos, vou acompanhar, nem sabia que você tava fora do Brasil.

    Bons passeios, descanso e mate saudades da sua irmã e família.
    Beijinhos

    ReplyDelete